Sobre a Autora



Carmem Toledo - http://culturofagicamente.blogspot.com
Carmem Toledo
http://culturofagicamente.blogspot.com
Carmem Toledo nasceu em São Paulo - SP, é escritora, dramaturga, filósofa por formação e artista. É apaixonada por tudo que se refere à cultura e ao conhecimento em geral.


É bacharela em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP) e técnica em Publicidade e Propaganda pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP).

Em 2016, teve seu drama "Bilboquê" publicado pela Giostri Editora
Em 2017, participou da coletânea "Paulistanos & Paulistanices" (com a crônica "Desembarcando no Pari") e em 2018, da antologia "Vamos falar da Itália?" (com o conto "Luzes no Céu de Pozzuoli", inspirado na infância da atriz Sophia Loren), ambas organizadas pela jornalista, escritora, editora e pesquisadora musical Thais Matarazzo e publicadas pela Editora Matarazzo.
Em 2019, seu poema "Testemunha" foi contemplado com o primeiro lugar no concurso cultural "Roda dos Expostos em Versos", promovido pelo Museu da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo para a 17ª Semana Nacional de Museus, realizada pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus). Além disso, foi contemplada com o sétimo lugar, recebendo a Honra Glafira Menezes Corti, com seu poema "Tatiana virou palavra" (em homenagem à escritora Tatiana Belinky), no Concurso Poético Versejando com Imagens VI, promovido pela Editora Matarazzo em parceria com o Coletivo São Paulo de Literatura.
Neste mesmo ano, escreveu o prefácio da coletânea "Versejando sem Fronteiras", organizada pelas escritoras Thais Matarazzo e Hilda Milk e publicada pela Editora Matarazzo em parceria com o
Grupo Escritores sem Fronteiras. Na obra, também foram publicados seus dois poemas agraciados pelos concursos supracitados: "Tatiana virou palavra" e "Testemunha".

Foi jurada dos concursos poéticos "Dolores Duran: Arte das Palavras Femininas" e "Tic Tac", ambos promovidos pela Editora Matarazzo em parceria com o Coletivo São Paulo de Literatura (o primeiro, também em parceria com o Museu da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo).

Ainda em 2019, suas peças curtas "Homens, sede humanos! - Rousseau e a Roda dos Enjeitados" (em que também atuou, interpretando Jean-Jacques Rousseau criança) e "As linhas de Dolores" (em homenagem à cantora Dolores Duran) foram encenadas pelo Coletivo São Paulo de Literatura

Foi membro do Grupo de Estudos Rousseau, no Departamento de Filosofia da FFLCH - USP (2008-2009). Participou da 28ª Bienal Internacional de Arte de São Paulo (2008), colaborando na exposição "Arquitetura Paralaxe - Aparecer/Desaparecer", de autoria do arquiteto e artista Alexander Pilis

Em 2000, foi contemplada com o Prêmio Dr. Veiga Filho como melhor aluna do curso técnico em Publicidade e Propaganda na FECAP e em 2002, recebeu o título de melhor TCC em sua área, nesta mesma instituição. Também em 2000, foi colaboradora do site (já extinto) "Sou Professor", que visava aproximar profissionais da área da educação e estudantes.

Durante sua graduação em Filosofia na USP, cursou também (como aluna matriculada) as disciplinas História da Cenografia e Indumentária (ECA-USP)História Social da Arte (FFLCH-USP)Realidade Socioeconômica e Política Brasileira (ECA-USP) e História das Ideias (FFLCH-USP) e como aluna especial, a disciplina de pós-graduação Polêmicas sobre os Direitos Humanos (Departamento de Filosofia, FFLCH - USP)

Estudou Teatro e Interpretação para Cinema/TV: Oficina de Teatro oferecida pelo Grupo TAPA (2001-2002), Interpretação para Cinema pelo Studio Fátima Toledo (2003 - não concluído) e Curso técnico-profissionalizante em Artes Dramáticas pelo InCenna (2010 - não concluído). Também fez cursos de dança: Dança de Salão pela Paladinno Dança Social (2011 - não concluído), Dança do Ventre pelo Espaço Dança e Movimento (2011 - não concluído), Dança Cigana e Dança do Ventre pelo Saphyra Espaço de Dança (2012-2013)

Participou também de apresentações de Dança Cigana pelo Saphyra Espaço de Dança.

Como blogueira, é responsável por: O Caminhante Solitário (blog sobre Jean-Jacques Rousseau considerado uma das maiores referências brasileiras, na internet, sobre este filósofo) e Sophia... Ieri, Oggi, Domani (dedicado à atriz italiana Sophia Loren).

Também assina, como convidada, alguns artigos sobre Filosofia e Arte, além de traduções comentadas em blogs.

Carmem Toledo foi identificada tardiamente com Dupla ExcepcionalidadeTEA Nível I (condição antigamente denominada Síndrome de Asperger) e Altas Habilidades/Superdotação. Sobre estes temas, também é responsável pelo Super Specialis, projeto independente que visa difundir informações sobre neurodiversidade por meio de textos críticos, divulgação de dados oficiais sobre deficiências e outras condições, com destaque para Autismo e Altas Habilidades/Superdotação.




Mais informações:

http://culturofagicamente.blogspot.com

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7868750696084840

Instagram: http://instagram.com/carmem.toledo

Contato: Clique aqui e leia, antes de qualquer coisa, os avisos presentes na página de contato.







Autoria

O blog "Sophia... Ieri, Oggi, Domani" (sophiaierioggidomani.blogspot.com) é de autoria de Carmem Toledo. Está proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo aqui publicado, inclusive dos disponibilizados através de links aqui presentes. A mesma observação se estende a todos os blogs e páginas da autora ("Culturofagia", "Voz Neurodiversa", "O Caminhante Solitário") e toda e qualquer criação, seja em forma de texto ou ilustração, por ela assinada.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...