Ano passado, foi editado o livro "Ieri, oggi, domani", pela editora RCS Libri. No mesmo ano, a tradução para o português (por Eliana Aguiar) foi lançada no Brasil, pela editora Best Seller, sob o título: "Sophia Loren - Ontem, hoje e amanhã: a minha vida".
Escrito pela própria atriz italiana, a obra começa com sensações e pensamentos vividos por esta durante uma noite de insônia, numa antevéspera de Natal, quando Sophia encontra uma caixa contendo recordações de várias épocas de sua vida.
É interessante notar o estilo de escrita adotado pela napolitana, que acaba se revelando também uma boa escritora. Signora Scicolone (seu real sobrenome) brinca com o tempo em seu texto, pulando do passado ao presente e retornando depois para onde havia parado.
Além disso, ela sabe os momentos certos de citar frases poéticas ouvidas ou escritas por ela mesma, acrescentando uma pitada de reflexão à autobiografia. Um dos momentos que pode ser chamado de "mais filosófico" do livro é quando a atriz relata seus dias na prisão.
Trata-se de um livro emocionante, que não narra a história de uma estrela do cinema, mas de um ser humano, esposa, mãe, avó... Uma mulher que passou por momentos intensos durante toda sua vida e chegou aos oitenta anos fazendo jus a seu nome, que significa Sabedoria.
Carmem Toledo
http://culturofagicamente.blogspot.com
http://facebook.com/culturofagia
Capa do livro "Sophia Loren - Ontem, hoje e amanhã: a minha vida". Editora Best Seller. Foto de Sophia gargalhando, com os cabelos presos. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.