sexta-feira, 9 de setembro de 2016

"Uma noite com Sophia Loren": Tradução comentada por Carmem Toledo




Sophia Loren tem viajado com seu espetáculo solo "Uma Noite com Sophia Loren", que relembra, com todo seu talento e bom humor, cenas icônicas do cinema. O jornal "Times of Israel" publicou, no último dia 5 de setembro, uma breve matéria sobre sua passagem por Tel Aviv, que deverá acontecer em novembro deste ano. Leiam, abaixo, minha tradução do artigo, seguida de alguns comentários que resolvi fazer a respeito!


" 'La grande' Sophia Loren apresentará seu espetáculo em Tel Aviv:  
Um encontro no próximo dia 25 de novembro para 'uma noite com Sophia Loren', ícone feminino de Hollywood. 
A emblemática atriz italiana Sophia Loren apresentará, no próximo 25 de novembro, em Tel Aviv, seu espetáculo solo.
Atualmente com 81 anos de idade, a atriz hollywoodiana compartilha no palco suas recordações de carreira profissional, o outro lado do cenário hollywoodiano, sua experiência como ícone feminino e sua Itália natal.
O espetáculo é dividido em duas partes, uma em que ela compartilha, em forma de entrevista, com Bill Harris, apresentador norte-americano, sua experiência de mais de 50 anos como atriz. Na segunda parte, o público israelense será convidado a participar de uma sessão de perguntas e respostas com a grande estrela, que será apresentada por Bill Harris.
Em seu espetáculo 'Uma Noite com Sophia Loren', o ícone glamouroso reencenará igualmente cenas míticas de alguns de seus grandes sucessos.
Sophia Loren nasceu em 1934, em Roma. Ela trabalhou em uma centena de filmes e recebeu numerosos reconhecimentos, notadamente o prêmio de interpretação feminina no Festival de Cannes por 'La Ciociara' ('Two Women') em 1961, assim como um César honorário em 1991."  (tradução de Carmem Toledo a partir de artigo publicado originalmente em francês na seguinte página: http://fr.timesofisrael.com/la-grande-sophia-loren-presentera-son-spectacle-a-tel-aviv)


Se o leitor acessar o link acima, perceberá que, no texto original, é usada a expressão "One-woman show", que traduzi como "espetáculo solo". Na verdade, trata-se de uma variação feminina para o conhecido gênero "One-man show", em que um único artista apresenta variadas atrações sobre o palco. Esta forma de espetáculo possui relação com o "Stand-up comedy", que surgiu nos Estados Unidos no final do século XIX e tem feito sucesso em terras brasileiras, nos últimos anos. No primeiro, o artista costuma mostrar seus talentos cênicos por meio de ações variadas, enquanto o segundo se popularizou como um espetáculo cômico. Em ambos, o profissional deve mostrar sua habilidade em cativar o público, prendendo sua atenção e levando-o à emoção ou aos risos sem o auxílio de outros atores, personagens definidos ou artifícios cênicos. 

Pensando no humor, sabemos que Sophia Loren possui um tempo excelente para comédia - algo que pode ser comprovado em vários dos filmes que estrelou. Inclusive, ela sabe, como poucos atores, fazer a transição de uma cena cômica para outra trágica. 

Agora, não pude deixar de notar, no final do texto, a referência aos prêmios recebidos por Sophia. Reparem que os dois troféus Oscar recebidos pela atriz - justamente, aquele que lhe foi dado por "La Ciociara" e o outro, honorário, em 1991, fazendo coincidirem os anos e os temas mencionados no texto original - foram omitidos. O primeiro (1962) inaugurou a premiação a uma atriz de língua estrangeira, algo que, até para ela, foi uma surpresa - tanto que Sophia sequer compareceu à cerimônia, crente de que não seria a vencedora! Ela soube por telefone, de madrugada (e que gritaria se tornou sua casa... "mamma mia"!).
Tanto o Festival de Cannes como o César são premiações francesas (aliás, este último é conhecido como "o Oscar francês"). 

Vocês podem conhecer mais sobre os prêmios concedidos à "nostra bella donna", bem como sobre seus trabalhos, em outros artigos publicados aqui, no blog "Sophia... Ieri, Oggi, Domani":

Cerimônia de premiação do Oscar de Melhor Atriz em 1962 (reparem que Sophia Loren não está presente; quem recebe a estatueta em seu nome é a atriz Greer Garson): http://sophiaierioggidomani.blogspot.com.br/2012/11/oscar-de-melhor-atriz-1962.html

Filmografia de Sophia Loren (compilação feita por Carmem Toledo): http://sophiaierioggidomani.blogspot.com.br/search/label/Filmografia

As dubladoras brasileiras de Sophia Loren: (pesquisa e postagem feitas por Carmem Toledo): http://sophiaierioggidomani.blogspot.com.br/2012/12/as-varias-vozes-de-sophia.html

Carmem Toledo

culturofagia@outlook.com





3 comentários:

  1. O texto nos faz conhecer mais sobre essa grande atriz, sua turnê com oitenta e um anos de idade mostrando suas grandes atuações no cinema e na vida, bem como os prêmios recebidos e os que não foram mencionados.Sophia será eternamente o grande ícone do cinema.

    ResponderExcluir
  2. Aos 81 anos de idade, essa grande estrela que é a Sophia Loren parece não ter perdido nada de sua mágica energia.

    ResponderExcluir
  3. Sophia Loren é sensacional!! Incrível a energia dessa mulher!!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Autoria

O blog "Sophia... Ieri, Oggi, Domani" (sophiaierioggidomani.blogspot.com) é de autoria de Carmem Toledo. Está proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo aqui publicado, inclusive dos disponibilizados através de links aqui presentes. A mesma observação se estende a todos os blogs e páginas da autora ("Culturofagia", "Voz Neurodiversa", "O Caminhante Solitário") e toda e qualquer criação, seja em forma de texto ou ilustração, por ela assinada.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...