segunda-feira, 4 de julho de 2016

Sophia Loren: Cidadã honorária de Nápoles (finalmente!)



O Governo de Nápoles anunciou, hoje pela manhã, a concessão do título de cidadã honorária à nossa musa, Sophia Loren. A atriz nasceu em Roma, mas passou boa parte de sua infância e adolescência na cidade de Pozzuoli, que pertence à província napolitana, localizada na região da Campânia, sul da Itália.


Na minha opinião de fã, esse título deveria pertencer a Sophia há muito tempo, já que seu amor por Nápoles não é segredo para nenhum cinéfilo ou admirador do cinema clássico. Além disso, a talentosa italiana estrelou filmes famosos que fazem referência ao lugar, ou foram rodados lá, como "L'Oro di Napoli" (1954), "It Started in Naples" (lançado em 1960 e indicado ao Globo de Ouro nas categorias de Melhor Filme Cômico e Melhor Atriz em Comédia ou Musical, e ao Oscar de Melhor Direção de Arte) e "La Mortadella" ("Lady Liberty", 1971). 
Ademais, Sophia cresceu ali, podendo ser considerada uma "figlia di Napoli". Foi nesse local que a jovem Sofia (com "f", segundo seu registro oficial - o "ph" pertence ao seu nome artístico) passou por alguns dos mais difíceis momentos de sua vida, tendo sofrido com a fome e com a guerra. Em seu livro autobiográfico - "Sophia - Ontem, Hoje, Amanhã - A minha vida" -, a atriz conta que ainda conserva um certo temor de dormir com a luz apagada, herdado da infância, quando bombas explodiam a qualquer momento, obrigando todos a se protegerem como podiam na penumbra noturna. Mesmo aos 81 anos, ela traz vividamente na memória o estouro e o clarão produzidos pelos artefatos.
A cerimônia para a entrega do tão esperado título será realizada no próximo sábado, dia 9 de julho, às 10h30 (horário local - 5h30 em Brasília). As informações são do site La Repubblica.

Carmem Toledo
http://facebook.com/culturofagia




Um comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Autoria

O blog "Sophia... Ieri, Oggi, Domani" (sophiaierioggidomani.blogspot.com) é de autoria de Carmem Toledo. Está proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo aqui publicado, inclusive dos disponibilizados através de links aqui presentes. A mesma observação se estende a todos os blogs e páginas da autora ("Culturofagia", "Voz Neurodiversa", "O Caminhante Solitário") e toda e qualquer criação, seja em forma de texto ou ilustração, por ela assinada.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...