sexta-feira, 22 de junho de 2018

13º Festival de Cinema Italiano no Brasil homenageia Sophia Loren


O Festival de Cinema Italiano no Brasil fará reverências à atriz Sophia Loren, em sua 13ª edição, a ser realizada em setembro deste ano. Como o blog "Sophia... Ieri, Oggi, Domani" é dedicado a esta emblemática figura do cinema mundial, esta postagem é especialmente dedicada ao evento!

Em sua última edição (realizada em 2016), o festival homenageou o ilustre e inesquecível companheiro de nostra attrice em muitas cenas: Marcello Mastroianni. Filmes como "Matrimonio all'Italiana" (1964) e "Una Giornata Particolare" (1977), em que o ator executou belamente seu trabalho ao lado de Sophia, puderam ser prestigiados pelo público brasileiro amante do cinema italiano. Outros títulos que também fizeram parte da programação foram "Il Bell'Antonio" (1960, com Claudia Cardinale), "La Notte" (1961, com Jeanne Moreau), "I Compagni" (1963), "Casanova '70" (1965, com Virna Lisi) e "Allonsanfàn" (1974).

Este ano, a abertura acontecerá na noite de 25 de setembro no Auditório Niemeyer (Ibirapuera) e várias salas de cinema exibirão filmes protagonizados por Sophia Loren, de 27 de setembro a 3 de outubro. Enquanto a programação não é divulgada, vamos recordar algumas obras que merecem fazer parte do acervo de todo admirador da sétima arte:

Em primeiro lugar, indico "La Ciociara" (1960), filme baseado no romance de Alberto Moravia que conferiu a Sophia seu primeiro Oscar, além do prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes, David di Donatello de Melhor Atriz Protagonista, Bafta de Melhor Atriz Estrangeira e vários outros prêmios e indicações. "Duas Mulheres" (o filme foi comercializado com este título no Brasil) também ganhou o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro. Sobre este trabalho, não deixem de ler minhas postagens especiais:

- Crítica sobre o livro "La Ciociara" (de Alberto Moravia), que deu origem ao filme 
- Eleonora Brown, a Rosetta de "La Ciociara": Entrevista traduzida por Carmem Toledo (a ex-atriz interpretou a menina Rosetta, filha da protagonista Cesira, que Sophia desempenhou magnificamente) 
- "Uma noite com Sophia Loren: tradução comentada por Carmem Toledo" (contém algumas curiosidades sobre a premiação por sua interpretação no filme)
- Postagem sobre os 52 anos do lançamento mundial do filme (2012) 
- Greer Garson recebendo, em nome de Sophia Loren, a estatueta do Oscar de Melhor Atriz por sua atuação em "La Ciociara" 

"Una Giornata Particolare" (1977; foi merecidamente lembrado na homenagem prestada a Mastroianni) é um trabalho importantíssimo (e cheio de sensibilidade) que rendeu a Loren os prêmios Globo de Ouro, David di Donatello e Nastro D'Argento.

"Ieri, Oggi, Domani" (de 1963 e que inspirou o título deste blog) também é um filme essencial na carreira da atriz. Pela sua atuação, foi contemplada com o David di Donatello e indicada ao Nastro D'Argento. 

Outro filme que não pode ficar de fora (e que também fez parte da programação na última edição) é "Matrimonio All'Italiana" (1964), pelo qual Sophia Loren foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz e ao Globo de Ouro em 1965 (em ambos, a vencedora foi Julie Andrews por "Mary Poppins"). Ela e Marcello Mastroianni foram premiados com o Henrietta Award (prêmio da Hollywood Foreign Press Association extinto em 1980). 

Eu também não deixaria faltar "I Girasoli" (1969), em que a dupla Loren-Mastroianni se repete, presenteando-nos com atuação intensa, além de sermos brindados com a trilha sonora magistral de Henry Mancini e uma fotografia digna de ser lembrada em sonhos. O filme rendeu a Sophia o David di Donatello de Melhor Atriz Protagonista e a indicação, em 1971, ao Oscar de Melhor Trilha Sonora a Henry Mancini (o vencedor foi Francis Lai por "Love Story").

Será que acertei algum filme a ser oferecido durante esta edição do Festival de Cinema Italiano? Se consegui, não sei, mas qualquer obra a ser exibida nas telas brasileiras será bem-vinda e muito aplaudida!

Aproveitem e conheçam a filmografia de Sophia Loren, que organizei em uma postagem especial!

Carmem Toledo
Instagram: @carmem.toledo (http://instagram.com/carmem.toledo)



Autoria

O blog "Sophia... Ieri, Oggi, Domani" (sophiaierioggidomani.blogspot.com) é de autoria de Carmem Toledo. Está proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo aqui publicado, inclusive dos disponibilizados através de links aqui presentes. A mesma observação se estende a todos os blogs e páginas da autora ("Culturofagia", "Voz Neurodiversa", "O Caminhante Solitário") e toda e qualquer criação, seja em forma de texto ou ilustração, por ela assinada.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...